quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jornada Internacional Na Cidade Sem Meu Carro 2008

Queridos Companheiros de Jornada,
Estamos postando somente hoje, pois ontem tivemos que descansar uma vez que o trabalho para a realização da Jornada foi árduo. Mas estamos muito felizes, apesar de ter havido uma diminuição do número de cidades participantes, o que já era esperado devido ao período eleitoral, sentimos que este ano o debate e a reflexão ganharam qualificação colocando o transporte público no centro das discussões.
Checando hoje na internet as reportagens sobre o dia 22 de setembro nos vários meios de comunicação, verificamos que as matérias sobre o trânsito e o problemas de congestionamento causados pelo excesso de carros nas ruas estão sendo pautadas como consequência da má qualidade do transporte público no Brasil.
O entendimento de que não existe soluções para os problemas de mobilidade enfrentados pelos cidadãos moradores das grandes e médias cidades que não passem pela melhoria e investimentos pesados em transporte público está cada vez maior.
As soluções viárias, como construções de avenidas, pontes e trincheiras, se saturam rapidamente com o aumento cada vez mais rápido da frota de automóveis.
Nossa luta pelo transporte público de qualidade, acessível para todas as classes sociais, confortável e eficiente está apenas começando, existe um longo caminho a ser percorrido para alcançarmos patames aceitáveis.
Pedimos a todos os municípios que promoveram alguma atividade na Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro, que nos envie notícias com fotos se possível.
Ao longo dos próximos dias estaremos postando notícias de todo o Brasil, hoje fotos e noticias de Belo Horizonte, onde a Rua Carijós, no centro da cidade se transformou na Rua Verde, com atividades culturais ao longo de todo o dia, serviços e lazer.
Abraços a todos!!!

Nenhum comentário: