terça-feira, 30 de setembro de 2008

‘Na cidade sem meu carro’ faz população pensar em novos hábitos em Campo Grande MS


“Com este evento, nós estamos provocando a população para refletir como seria o centro da cidade sem carro. Andar a pé ou de bicicleta ajuda o ser humano a ter uma qualidade de vida saudável”, considerou Carlos Lanteri, diretor geral da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a respeito do evento ‘Na cidade sem meu carro’, um evento realizado pelo órgão em conjunto com a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.
Para Lanteri, “Na cidade sem meu carro” tem a finalidade de conscientizar a população em utilizar o transporte coletivo e deixar em casa os transportes individuais. O titular da Semades, Frederico de Freitas Júnior, lembrou que não é possível que todos habitantes do planeta tenha automóvel e os coloquem em circulação todos os dias. “Só em Campo Grande temos cerca de 167 mil carros e 71 mil motocicletas. Temos que começar a pensar nos rodízios. Só assim teremos uma cidade menos poluída”, enfatizou o secretário.
Segundo o secretário Frederico de Freitas Júnior, “A nossa sorte é que temos uma cidade bem arborizada e essas plantas permitem a dissolução desses gases poluentes”, observou o titular da Semades voltando a enfatizar que, ainda assim, este fator não deve impedir que as pessoas adotem atitudes mais saudáveis em relação ao meio ambiente, como contribuir para reduzir a circulação de automóveis em áreas com alto índice de poluição.
O evento - Na segunda-feira (22.09.2008), no período das 8:00 horas às 18 horas, quem passou na rua 14 de julho no trecho entre a avenida Afonso Pena e a rua Dom Aquino, teve a oportunidade de participar do evento ‘Na cidade sem meu carro’. Durante todo o dia aconteceram shows culturais, exposição de trabalhos confeccionados por empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, além da presença de empresas de reflorestamento e paisagismo. Brinquedos ficaram à disposição das crianças e houve sorteio de bicicletas e tênis.
A unidade móvel de degustação do Sesi (Serviço Social da Indústria) participou com a demonstração dos trabalhos que são realizados pela ‘Cozinha Brasil’. Segundo a auxiliar de nutrição Márcia Magno Ferreira da Silva, este evento dá a oportunidade da sua equipe ensinar a população a melhor forma de reaproveitar os alimentos.
‘Na cidade sem meu carro’ também tem como parceiros Coca-cola, Andes Tecnology, Assetur, SEST SENAT, Plastisul, Jumbitos, Ikeda, Wood Brasil, Flora Forte, Rama Floricultura, Flora nativa, Porto Seguro, SESI, Florescer, CDL, ACICG, UFMS, Projeto 2001, Escola Agrícola, Associação indígena e as secretarias municipais Satur, Fundac, Semed, Sesop, Sesau e Funesp. Apoio da defesa civil e da Samu.


Fonte/Autor: Emidio Denardi Mtb/MS 488

Nenhum comentário: