sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bogotá propõe uma semana sem carro

Enzo Bertolini, do Vá de Bike
06/02/2014 08h00

Nesta quinta-feira (6), Bogotá, capital colombiana, vai celebrar o Dia Mundial Sem Carro 2014 com uma iniciativa inovadora. Funcionários e dirigentes de sete empresas (Sura, Pacific Rubiales, Universidad Javeriana, Equión, Unilever, Diageo y Seguros Bolívar) vão utilizar apenas a bicicleta como meio de transporte por uma semana.
MEJOR EN BICI


Dia Mundial sem Carro em Bogotá

A ação tem o apoio e suporte do Mejor en Bici, entidade responsável por projetos de bicicletas compartilhadas, orientação no trânsito e acompanhamento no trajeto, semelhante ao executado pelo Bike Anjo no Brasil.

Em parceria com a prefeitura de Bogotá, foram definidas três rotas exclusivas para mobilidade por bicicleta partindo de pontos diferentes da cidade: Norte, Centro e Salitre (veja mapa). Haverá pontos para assistência mecânica e de hidratação ao longo dos trajetos. Além dos 376 quilômetros de ciclovias, a cidade disponibilizará ciclofaixas conectando diferentes pontos de Bogotá.

MEJOR EN BICI


Dia Mundial sem Carro em Bogotá

Para aqueles que preferem a intermodalidade com o Transmilenium (sistema de BRT da cidade), foram instalados paraciclos em 10 terminais, totalizando 2187 lugares.Os carros estão proíbidos de circular das 6h30 às 19h30 por diversas ruas e avenidas e os motoristas que não cumprirem serão multados em 308 mil pesos colombianos ( o equivalente a pouco mais de R$360,00), além de terem seus veículos apreendidos. As exceções para circulação são carros de atendimento de emergência, policiais, de serviços públicos entre outros. A estimativa é que 1,5 milhão de carros deixem de circular nesse dia.

A experiência é mais uma ação do poder público para melhorar a mobilidade na capital colombiana. Os moradores de Bogotá desperdiçam 22 dias por ano, em média, presos em congestionamentos. Isso é mais tempo do que muitos possuem de férias.

Nenhum comentário: