quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Semana Nacional de Trânsito foca na proteção à vida de pedestres


Em Curitiba, haverá uma programação educativa segue até quinta-feira (25).

Especialista afirma que planejamento urbano deve priorizar o coletivo.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba

A Semana Nacional de Trânsito deste ano, que começa na quinta-feira (18), tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Para promover a reflexão de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre a realidade do trânsito brasileiro, haverá uma vasta programação em Curitiba com blitze educativas e palestras.

Em 2013, de acordo com Urbanização de Curitiba (Urbs), que é a empresa responsável pela gestão do trânsito na capital paranaense, 223 pessoas morreram no trânsito. Destas, 86 eram pedestres.

O diretor da Escola Pública de Trânsito da Urbs, Cassiano Novo, afirma que é necessário mudar a concepção de planejamento urbano, que há anos é voltado para os automóveis, para focar em ciclistas e pedestres que são entes mais vulneráveis. “A gente tem um espaço público do trânsito onde o individual não pode sobrepor o coletivo. Então, cada vez mais, a gente está discutindo essa questão do respeito no trânsito, do compartilhamento e focando nas pessoas mais vulneráveis no trânsito”, afirmou o diretor.

Ainda conforme Novo, para que se tenha uma convivência mais harmoniosa nas vias públicas, é necessários fazer com que os condutores respeitem mais o Código de Trânsito.
Também merece atenção a atitude dos jovens motoristas no trânsito. Segundo Novo, a pouca experiência somada a percepção distorcida de perigo, faz com que os jovens se envolvam mais em acidentes, em especial, nos relacionados à alta velocidade.
 
Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito

Quinta-feira (18)
19h30 - Cerimônia de abertura com o prefeito Gustavo Fruet e a palestra magna: "Caminhabilidade", por Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.
Local: PUC-PR - Auditório Thomas Morus - Bloco Amarelo - 1° andar. Rua Imaculada Conceição, 1.155 - Prado Velho.

Sexta-feira (19)
8h30 - Palestra "Curitiba: 100 Anos de Evolução", por Sérgio Pires, presidente do Ippuc.
10h30 - Palestra "Trânsito como Questão de Saúde Pública", por Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.
11h15 - Palestra "Resolução N°495 do Contran e Semáforo para Pessoas com Mobilidade Reduzida - Projeto Piloto", por Maurício Razera, diretor de engenharia da Setran.
Local: PUC-PR - Auditório Sobral Pinto - Bloco Amarelo - 1° andar. Rua Imaculada Conceição, 1.155 - Prado Velho.

Sábado (20)
10h, 11h e 12h - Apresentações do Teatro Unibrasil e da Escola Pública de Trânsito.
9h às 13h - Apresentações de estandes das secretarias e órgãos municipais (Trânsito, Pessoa com Deficiência, Saúde, Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação de Assistência Social) e do Instituto Paz no Trânsito.

Domingo (21)
13h30 às 17h - Festa da Cidadania e da Acessibilidade - Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
Local: Escola Municipal Vereador João Stival - Rua João Budel, 163 - Butiatuvinha. Agendamento de transporte para acesso ao evento pelos fones (41) 3374-5008 e (41) 3374-5278. Outras informações pelo fone (41) 3374-5313.

Segunda-feira (22)
9h às 13h - Celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013.
Local: Rua Monsenhor Celso, entre ruas Mal. Deodoro e José Loureiro (Centro).
9h - Inauguração da Praça do Ciclista.
Local: Rua Pres. Faria esquina com Rua São Francisco (Centro).
10h - Posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito.
Local: Palácio 29 de Março.

Terça-feira (23)
9h - Celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas - Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra.
Local: Departamento de Fiscalização da Setran. Rua Tomas Edson, 34, esquina com a Rua Senador Salgado Filho - Prado Velho.
15h - Inauguração do posto de atendimento da Setran na Administração Regional da CIC.
Local: Rua da Cidadania CIC -Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460.

Terça-feira (23) a quinta-feira (25)
Abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Local: todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.

Nenhum comentário: